Tabela 10137 - Estudantes de 6 anos ou mais de idade, por cor ou raça, grupos de idade e existência de deficiência
Notas
1 - Dados dos resultados preliminares da amostra, estimados a partir de áreas de ponderação preliminares;
2 - Considera-se pessoa com deficiência aquela que respondeu, em ao menos um dos tipos de dificuldades funcionais, que "Tem muita dificuldade" ou "Não consegue de modo algum" para "Grau de dificuldade funcional". Os tipos de dificuldades funcionais captados foram: de enxergar, mesmo usando óculos; de ouvir, mesmo usando aparelhos auditivos; de andar ou subir degraus, mesmo usando prótese; de pegar objetos pequenos, como botão ou lápis, ou abrir e fechar tampas de garrafas, mesmo usando aparelho de auxílio; de se comunicar, realizar cuidados pessoais, como trabalhar e estudar devido a alguma limitação nas funções mentais;
3 - População residente são as pessoas que tinham o domicílio como local de residência habitual e estavam presentes na data de referência da pesquisa, ou ausentes, temporariamente, por período não superior a 12 meses em relação àquela data;
4 - Entende-se como alfabetizada a pessoa que sabe ler e escrever pelo menos um bilhete simples ou uma lista de compras, no idioma que conhece, independentemente do fato de estar ou não frequentando escola e já ter concluído períodos letivos;
5 - A categorial Total de "cor ou raça" inclui os ignorados ou omitidos na tabela.