Tabela 2790 - Despesas operacionais das empresas de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios, total e empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas, segundo as atividades
Notas
1 - Para a variável Aluguel de imóveis: exclusive despesas com arrendamento mercantil (leasing).
2 - Para a variável Serviços técnicos-profissionais: serviços jurídicos, contabilidade, auditoria, consultoria, informática, pesquisa de mercado, serviços de arquitetura e engenharia e, etc.
3 - Para a variável Outros serviços prestados por empresas: limpeza, zeladoria, portaria, dedetização, cobrança, organização de feiras e congressos, etc.
4 - Para a variável Armazenagem, carga e descarga e utilização de terminais: despesas portuárias - inclusive taxa de atracação , despesas aeroportuárias e rodoviárias, serviços de rebocadores, de praticagem, etc.
5 - Para a variável Outras despesas operacionais: exclusive despesas financeiras, depreciação e constituição de provisões.
6 - Para a categoria Empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas: são empresas que compõem o estrato certo da pesquisa, ou seja, as que no cadastro básico de seleção possuem 20 pessoas ocupadas ou mais.
7 - Para a categoria Atividades anexas e auxiliares aos transportes - atividades auxiliares aos transportes terrestres:
operação de terminais rodoviários e ferroviários, exploração de de estacionamentos e edifícios-garagem, etc.
8 - Para a categoria Atividades anexas e auxiliares aos transportes - atividades auxiliares aos transportes aquaviários:
operação de portos, serviços de pilotagem e rebocagem em portos e estuários, seviços de vistoria em embarcações, etc.
9 - Para a categoria Atividades anexas e auxiliares aos transportes - atividades auxiliares aos transportes aéreos:
operação de aeroportos, controle de tráfego aéreo, serviços de limpeza de aeronaves, etc.
10 - Para a categoria Atividades anexas e auxiliares aos transportes - atividades organizadoras do transporte de cargas:
despachantes aduaneiros, serviços de comissaria, acondicionamento de cargas, etc.
11 - Para a variável Direitos autorais, franquias e royalties pelo uso de marcas e patentes: passou a ser investigada a partir de 2006, desagregando-se da variável Direitos autorais, franquias e royalties pelo uso de marcas e patentes, direitos de transmissão de imagens, etc., que foi investigada até 2005.