Plano de divulgação
Geral
Assunto
Articulações interinstitucionais
Disponibilidade
Ano - 2005, 2009, 2011, 2015
Variáveis
  • Número de municípios
  • Número de articulações interinstitucionais possíveis entre o município e os entes federativos
  • Número de articulações interinstitucionais existentes entre o município e os entes federativos
  • Proporção de articulações interinstitucionais existentes em relação às possíveis, entre o município e os entes federativos
Níveis Territoriais
  • Brasil (BR)
  • Grande Região (GR)
  • Unidade da Federação (UF)
Notas
O indicador é a razão, expressa em percentual, entre o somatório das articulações interinstitucionais existentes nos municípios das unidades territoriais consideradas (Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação) pelo produto entre o máximo de articulações possíveis e o total de municípios de cada unidade territorial.

Entende-se como articulações interinstitucionais existentes as respostas afirmativas por tipo de articulação/ área de atuação. O total de articulações interinstitucionais possíveis é igual ao máximo de articulações que um município pode ter, segundo o levantamento realizado pela Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC). Tais articulações institucionais correspondem aos consórcios públicos, ou seja, as relações do município com os entes da Federação (município, estado e União). Dentre as áreas de atuação descritas no questionário da pesquisa mencionada, para o cálculo deste indicador foram consideradas 8: educação, saúde, turismo, cultura, habitação, meio ambiente, transporte e desenvolvimento urbano.

Desta forma, o número de articulações interinstitucionais possíveis para cada município correspondeu a 24, representando o produto entre os 3 tipos de articulações (intermunicipal, com o estado e com o Brasil) e as oito áreas de atuação descritas anteriormente (3x8 = 24)

Para o cálculo do indicador, se considera, portanto, o somatório das articulações existentes no município (tipo x áreas).
Fonte
IBGE, Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2005, 2009, 2011 e 2015.