Tabela 4176 - Pessoas de 18 anos ou mais de idade fumantes de tabaco que procuraram tratamento com profissional de saúde para tentar parar de fumar nos últimos 12 meses, por condição em relação à força de trabalho na semana de referência e situação do domicílio
Notas
A classificação "Situação do domicílio" está disponível apenas para o nível territorial Brasil.
Em 2013, as pessoas em licença remunerada na semana de referência da pesquisa e que estavam afastadas por período inferior a 4 meses eram classificadas como "ocupadas". Caso esse afastamento fosse igual ou superior a 4 meses, essas pessoas eram definidas como "fora do força de trabalho" e, portanto, não se investigava o rendimento do trabalho.
A partir de 2019, em acordo com as recomendações da 19ª Conferência Internacional de Estatísticos do Trabalho - CIET, da OIT, pessoas em licença remunerada, independentemente do tempo de afastamento, passaram a ser classificadas como "ocupadas" e seus rendimentos do trabalho foram coletados normalmente.
Em 2013, a redação do quesito era "Quando o(a) sr(a) tentou parar de fumar, procurou tratamento com profissional de saúde?". Em 2019, o quesito foi atualizado de forma a incluir explicitamente o tratamento oferecido por unidades de saúde. A nova redação passou a ser "Durante os últimos doze meses, quando o(a) Sr(a) tentou parar de fumar, usou aconselhamento por profissional de saúde, incluindo unidades de saúde que oferecem tratamento para parar de fumar?".