Plano de divulgação
Geral
Assunto
Educação de qualidade
Disponibilidade
Ano - 2016 a 2019, 2022 a 2023
Variáveis
  • Índice de paridade de taxa de conclusão de nível de ensino
  • Coeficiente de variação - Índice de paridade de taxa de conclusão de nível de ensino
Classificações
Grupos de idade e nível de ensino
  • Anos iniciais do ensino fundamental - Pessoas de 13 a 15 anos
  • Ensino fundamental - Pessoas de 17 a 19 anos
  • Ensino médio - Pessoas de 20 a 22 anos
Tipo de índice de paridade
  • Índice de paridade por sexo (mulher/homem)
  • Índice de paridade por situação do domicílio (rural/urbana)
  • Índice de paridade por cor ou raça (preta ou parda/branca)
  • Índice de paridade por classe de percentual de pessoas por ordem crescente de rendimento domiciliar per capita (até o P20/maior que o P80)
  • Índice de paridade por existência de deficiência (com deficiência/sem deficiência)
Níveis Territoriais
  • Brasil (BR)
  • Grande Região (GR)
  • Unidade da Federação (UF)
Notas
A taxa de conclusão é obtida pela razão entre o número de pessoas no grupo etário que concluíram o nível de ensino correspondente e o número de pessoas naquele grupo etário.
O índice de paridade é obtido pela razão entre o indicador na categoria A e o mesmo indicador na categoria B (A/B).
Indicadores de rendimento domiciliar per capita não consideram as pessoas cuja condição no domicílio era "Pensionista", "Empregado doméstico" ou "Parente de empregado doméstico".
O rendimento real é obtido conforme deflacionamento especificado nas Notas Técnicas da PNAD Contínua.
Considera-se pessoa com deficiência aquela que respondeu, em ao menos um dos tipos de dificuldades funcionais, Tem muita dificuldade ou Não consegue de modo algum para "Grau de dificuldade".
Os tipos de dificuldades funcionais captados foram: para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contatos; para ouvir, mesmo usando aparelhos auditivos; para andar ou subir degraus; para levantar uma garrafa com dois litros de água da cintura até a altura dos olhos; para pegar objetos pequenos ou abrir e fechar recipientes; para aprender, lembrar-se das coisas ou se concentrar; para realizar cuidados pessoais; e para se comunicar, compreender e ser compreendido. 
As taxas de conclusão de nível de ensino (Indicador 4.1.2) podem ser consultados na tabela 4731
Fonte
IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - 2º trimestre, exceto Indicadores de Deficiência, que se referem ao 3º trimestre.