Tabela 8493 - Gasto per capita diário médio das viagens nacionais com pernoite, em que ocorreram gastos, realizadas pelos moradores dos domicílios no período de referência dos últimos três meses, por Grande Região e Unidade da Federação de destino
Plano de divulgação
Geral
Assunto
Turismo
Disponibilidade
Ano - 2020 a 2021, 2023
Variáveis
- Gasto per capita diário médio das viagens nacionais com pernoite, em que ocorreram gastos, realizadas pelos moradores dos domicílios
- Coeficiente de variação - Gasto per capita diário médio das viagens nacionais com pernoite, em que ocorreram gastos, realizadas pelos moradores dos domicílios
Classificações
Grande Região e Unidade da Federação de destino
- Brasil
- Norte
- Rondônia
- Acre
- Amazonas
- Roraima
- Pará
- Amapá
- Tocantins
- Nordeste
- Maranhão
- Piauí
- Ceará
- Rio Grande do Norte
- Paraíba
- Pernambuco
- Alagoas
- Sergipe
- Bahia
- Sudeste
- Minas Gerais
- Espírito Santo
- Rio de Janeiro
- São Paulo
- Sul
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
- Centro-Oeste
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Goiás
- Distrito Federal
Notas
Foram consideradas somente as informações das três viagens mais recentes realizadas no período de referência dos últimos três meses.
O gasto é obtido de forma análoga ao deflacionamento de rendimento especificado nas Notas Técnicas da PNAD Contínua.
O gasto per capita é a razão entre o gasto total de uma viagem e o número de moradores participantes da respectiva viagem.
O gasto per capita médio é a razão entre o gasto per capita (no caso de mais de uma viagem, somam-se os gastos per capita de todas elas) e o número de viagens.
O gasto per capita diário é a razão entre o gasto per capita e o total de pernoites da respectiva viagem.
O gasto per capita diário médio é a razão entre o gasto diário per capita (no caso de mais de uma viagem, somam-se os gastos diários per capita de todas elas) e o número de viagens.
A partir de 06 de julho de 2022, as estimativas deste tema passaram a ser divulgadas com base no novo método de ponderação da pesquisa, conforme a Nota Técnica 03/2021. Consequentemente, a série histórica dos indicadores foi atualizada.
Fonte
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2019 (3º trimestre), a partir de 2020 (acumulado de segundas visitas).