Tabela 893 - Concentração média anual, segundo o tipo de poluente
Plano de divulgação
Geral
Assunto
Concentração de poluentes no ar em áreas urbanas
Disponibilidade
Ano - 1995 a 2011
Variáveis
- Concentração média anual de poluentes
Classificações
Tipo de poluente
- PTS - partículas totais em suspensão
- PM10 - partículas inaláveis
- SO2 - dióxido de enxofre
- NO2 - dióxido de nitrogênio
Níveis Territoriais
- Unidade da Federação (UF)
- Região Metropolitana (RM)
Notas
1 - As estações de monitoramento de qualidade do ar funcionaram de junho a dezembro de 2005. Para o ano de 2010 só houve divulgação de dados do mês de setembro à dezembro. E para o ano de 2011 há dados somente até o mês de novembro.
2 - Houve monitoramento somente nos municípios vizinhos ao Pólo Industrial de Camaçari.
3 - O período de medição das concentrações na cidade do Recife foi de janeiro a março para o ano de 2005, de agosto a dezembro para o ano de 2006 e de fevereiro a junho para o ano de 2007.
4 - O monitoramento de NO2 na Região Metropolitana de Porto Alegre ocorreu em duas estações, parcialmente, entre Janeiro e Agosto de 2010.
Fonte
Belo Horizonte (Fundação Estadual do Meio Ambiente-FEAM); Curitiba (Instituto Ambiental do Paraná - IAP); Distrito Federal (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal - Brasília Ambiental - IBRAM); Porto Alegre (Ar do Sul - Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar/Estações Automáticas e Semi-Automáticas PI10 e S02); Recife (Agência Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - CPRH); Região Metropolitana de Salvador - RMS (Empresa de Proteção Ambiental - CETREL S.A.); Rio de Janeiro (Instituto Estadual do Ambiente - INEA); São Paulo (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental-CETESB); Vitória (Rede Automática de Monitoramento de Qualidade do Ar da Região da Grande Vitória - RAMQAr / IEMA e SEMMAM).