• Histórico
  • Quadros

Censo Agropecuário 2017

Resultados Definitivos

Notas técnicas

O IBGE realizou o Censo Agropecuário 2017 com o objetivo retratar a realidade do Brasil Agrário, considerando-se suas inter-relações com atores, cenários, modos e instrumentos de ação. Assim, em atendimento a uma melhor aproximação que identificasse e captasse a dinâmica dos meios produtivos e do uso da terra, a variabilidade nas relações de ocupação e trabalho, o grau de especialização e tecnificação de mão de obra, o crescente interesse quanto aos reflexos sobre o patrimônio ambiental, e todas as alterações ocorridas desde a última pesquisa – o Censo Agropecuário 2006 –, foi aplicado um redimensionamento no modelo de captação do dado, no tocante ao aspecto conceitual, tendo por base as premissas sugeridas no Programa del censo agropecuario mundial 2020, elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (Food and Agriculture Organization – FAO), em 2016; as categorizações da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE 2.0, elaborada pelo IBGE, em 2007, e conforme à Clasificación Industrial Internacional Uniforme de todas las Actividades Económicas – CIIU.

Desde a última realização da pesquisa, abarcando o período correspondente ao ano de 2006, ocorreram alterações setoriais significativas, além das mudanças na economia, em geral. Devido à necessidade de melhor captar as transformações ocorridas nas atividades agropecuárias, florestais e aquícolas, e no meio rural, o IBGE elaborou, para o Censo Agropecuário 2017, um processo de refinamento metodológico, especialmente no que refira à reformulação do conteúdo da pesquisa e à incorporação de conceitos que correspondam a variantes que assumiram notoriedade ou a novidades que se integraram ao universo agrícola nacional. Por inovação tecnológica aplicada ao computador de mão – o DMC (dispositivo móvel de coleta) –, destacou-se a agregação de imagens com as feições da área de trabalho, de sistema de posicionamento e de registro de percurso do recenseador, além de lista prévia de estabelecimentos agropecuários visitados no Censo anterior, com suas respectivas coordenadas geográficas.

Período e data de referência

A data de referência do Censo Agropecuário 2017 foi o dia 30 de setembro de 2017, relacionada às informações sobre pessoal ocupado, estoques, efetivos da pecuária, da lavoura permanente e da silvicultura, entre outros dados estruturais. Para o período de referência, ao qual foram relacionados todos os dados sobre a propriedade, a produção, área, volume de trabalho durante o ano, etc., adotou-se o intervalo de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017.

No Censo Agropecuário 2006, o período de referência foi o ano de 2006: de 1º de janeiro a 31 de dezembro daquele ano, e a data de referência, o dia 31 de dezembro de 2006. Em sua edição anterior (Censo Agropecuário 1995/1996), período e data de referência foram, respectivamente, de 1º de agosto de 1995 a 31 de julho de 1996, e 31 de dezembro de 1995.

Ressalte-se que os dados obtidos pelas pesquisas produzidas pelo IBGE, suas totalizações e tabulações, e as análises e informações que permitem gerar, buscam manter uma coerência intrínseca de suas características – concepção, desenvolvimento, captação, processamento e publicização – no intento de serem comparáveis ao longo do tempo, seja ao nível das estatísticas nacionais ou entre aquelas produzidas pelos demais organismos de pesquisa de todos os países. Todavia, ainda que acatando as recomendações sugeridas pelos organismos consultivos – a FAO, no caso do Censo Agropecuário – no sentido de que as estatísticas produzidas atendam minimamente aos critérios de comparabilidade qualitativa e temporal, recai às instituições de produção estatística de cada nação ou grupos de nações a responsabilidade decisória sobre qual metodologia adotar em sua pesquisa agropecuária, conforme suas respectivas condições de disponibilidade de recursos, a especificidade do perfil produtivo a captar e o porte institucional do organismo executor.

Portanto, a confrontação dos dados obtidos pelo Censo Agropecuário 2017, quer entre pesquisa de porte semelhante produzida pelos demais países, quer entre suas edições anteriores, deve considerar a adoção dos devidos cuidados na abordagem metodológica e na divulgação de seus resultados, no modo de um melhor uso da consistência de seus valores, de facilitar sua correta interpretação e de promover comparações significativas.

Âmbito

Em todo o universo visitado e no elenco de suas variáveis, o Censo Agropecuário 2017 investigou os estabelecimentos agropecuários, as atividades agropecuárias desenvolvidas, abrangendo informações detalhadas sobre as características do produtor, características do estabelecimento, economia e emprego no meio rural, pecuária, lavoura e agroindústria. Foram mantidas questões referentes à caracterização do produtor, como sexo, tempo de direção do estabelecimento e sobre outras receitas obtidas em atividades fora do estabelecimento. Também foram levantadas informações sobre as diferentes práticas agrícolas e formas de ocupação da área; manejo e conservação do solo; utilização de agrotóxicos; agricultura orgânica; atividades aquícolas e disponibilidade de água dentro do estabelecimento agropecuário.

A unidade de investigação do Censo Agropecuário 2017 compreendeu toda unidade de produção dedicada, total ou parcialmente, à exploração agropecuária, florestal e aquícola, independentemente de seu tamanho. O questionário eletrônico foi preenchido em cada um dos estabelecimentos agropecuários visitados, mas foi estruturado de modo a permitir maior detalhamento para questões referentes aos efetivos e à produção, nos casos em que os dados indicassem valores que correspondessem aos níveis de interesse, para algumas variáveis: bovinos (para estabelecimentos com 50 cabeças e mais), aves (para estabelecimentos com mais de 200 cabeças), lavoura permanente (para estabelecimentos com produtos com mais de 50 pés) e silvicultura, para estabelecimentos com produtos com mais de 500 pés. Para a horticultura, caso a produção fosse somente para consumo, o detalhamento não foi aplicado.

Considerando-se o país como uma unidade continental ou referindo-se à regionalidade de seus diferentes recortes, ou mesmo às informações agregadas em suas diferentes áreas especiais de divulgação, as informações captadas, e a partir destas, a elaboração das respectivas tabulações, constituem um valioso acervo a servir de base para análises sobre esta importante parcela da economia brasileira, bem como de marco de referência para estimativas e cálculos intercensitários.

Considerações metodológicas diferentes do Censo anterior

Alguns tópicos do Censo Agropecuário 2017 mereceram abordagem conceitual diferenciada do Censo Agropecuário 2006, vindo por exigir atenção quanto à observação e acompanhamento da série histórica. A seguir, os tópicos a serem considerados:

Estabelecimento agropecuário formado por área não contínua

As áreas não contínuas, exploradas por um mesmo produtor, foram consideradas como um único estabelecimento, desde que estivessem situadas no mesmo município, utilizassem os mesmos recursos técnicos (máquinas, implementos e instrumentos agrários, animais de trabalho, etc.) e os mesmos recursos humanos (o mesmo pessoal), e, também, desde que estivessem subordinadas a uma única administração: a do produtor ou a do administrador. No Censo Agropecuário 2006, bastava que as áreas não contínuas do estabelecimento estivessem situadas em setores diferentes para que fossem admitidas como estabelecimentos distintos, consideradas algumas particularidades quanto à existência e localização de sua sede.

Produção/criação de empregados/moradores em área do estabelecimento agropecuário

No Censo Agropecuário 2006, identificada a existência de atividade de criação/produção agropecuária de pessoal empregado no mesmo estabelecimento, em área sujeita à administração do produtor/proprietário, toda aquela produção foi considerada como parte do estabelecimento, e todos os dados colhidos integraram o único questionário aplicado ao estabelecimento. Caso tenha sido informado que a administração da referida criação/produção não esteve sob responsabilidade do produtor, um novo questionário foi aberto para o empregado, como se fosse um novo estabelecimento agropecuário, no qual registrou-se todas as características referentes, todos os quantitativos, e aplicou-se todos os parâmetros da pesquisa, além de considerar este produtor empregado como um “Produtor sem área”. Este procedimento trouxe como consequência o incremento no número de estabelecimentos de produtores sem área, em relação aos Censos anteriores.

Para o Censo Agropecuário 2017, não abriu-se questionário para este produtor empregado/morador e toda produção/criação referida a esta condição integraram o questionário do estabelecimento agropecuário.

Composição da área total do estabelecimento

Nos Censos Agropecuários 2006 e 2017 não foram formuladas perguntas diretas e a condição do produtor em relação às terras do estabelecimento foi obtida através da composição da área do estabelecimento. Assim, o produtor informara a extensão de terras próprias, de terras arrendadas, de terras em parceria e de terras ocupadas (pelas quais o produtor nada pagara por seu uso). Com a investigação sobre o estabelecimento agropecuário ser originário de projeto de assentamento, também fora inserida a categoria “Terras concedidas por órgão fundiário, ainda sem título definitivo”, item no qual o produtor informava a extensão das terras que o categorizavam como “Assentado sem Titulação”.

No Censo 2017, houve a inclusão da categoria “Terras em regime de comodato”. Para comparação de “Terras ocupadas” entre 2017 e 2006, há que somar os valores (2017) de “Terras ocupadas” e de “Terras em regime de comodato” e compará-los com os valores (2006) de “Terras ocupadas”.

Utilização das terras

Em 2006, o item “Lavoura temporária” foi subdividido em três: área de lavoura temporária, área plantada com forrageiras para corte (destinadas ao corte e uso na alimentação de animais) e área com cultivo de flores (inclusive hidroponia e plasticultura), viveiros de mudas, estufa de plantas e casas de vegetação.

Para 2017, permaneceu o registro da área com cultivo de flores (inclusive hidroponia e plasticultura), viveiros de mudas, estufa de plantas e casas de vegetação, e reconsolidou-se a fusão em apenas um registro (Lavoura temporária) das áreas de lavoura temporária e áreas plantadas com forrageiras para corte (destinadas ao corte e uso na alimentação de animais).

Os registros, de 2006, das áreas de tanques, lagos, açudes, áreas de águas públicas para exploração de aquicultura; caminhos, construções, benfeitorias (inclusive aquelas destinadas à criação de animais); terras degradadas (erodidas, desertificadas, salinizadas, etc.); e, terras inaproveitáveis à agricultura ou pecuária (pântanos, areais, pedreiras, etc.), foram totalizadas em um único item no questionário de 2017, sobre distribuição de áreas do estabelecimento, segundo sua utilização.

Documentos

Veja a metodologia de cálculo e os algorítimos aplicados na obtenção dos delimitadores da Agricultura Familiar no Censo Agropecuário 2017 em:

Metodologia Agricultura familiar (IBGE) DelGrossi final 5jun2019.pdf.

Agroindústria Rural:

Características dos Estabelecimentos Agropecuários:

NúmeroNomePeríodoTerritório
6778Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, existência de energia elétrica, condição do produtor em relação às terras, residência da pessoa que dirige o estabelecimento, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6779Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, origem da orientação técnica recebida, sexo do produtor, condição do produtor em relação às terras, classe de idade do produtor e escolaridade do produtor2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6780Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, origem da orientação técnica recebida, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6781Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, forma de obtenção de informações técnicas recebidas pelo estabelecimento, sexo do produtor, condição do produtor em relação às terras, classe de idade do produtor e escolaridade do produtor2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6844Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, forma de obtenção de informações técnicas recebidas pelo estabelecimento, origem da orientação técnica recebida, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6845Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, tipo de prática agrícola, sexo do produtor, classe de idade do produtor, condição do produtor em relação às terras e escolaridade do produtor2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6846Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, tipo de prática agrícola, associação do produtor à cooperativa e/ou à entidade de classe, origem da orientação técnica recebida e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6847Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, uso de adubação, sexo do produtor, classe de idade do produtor, escolaridade do produtor e forma de obtenção de informações técnicas recebidas pelo estabelecimento2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6848Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, uso de adubação, condição do produtor em relação às terras, associação do produtor à cooperativa e/ou à entidade de classe, origem da orientação técnica recebida e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6849Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, uso de calcário e/ou outros corretivos do pH do solo, sexo do produtor, classe de idade do produtor, condição do produtor em relação às terras e escolaridade do produtor2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6850Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, uso de calcário e/ou outros corretivos do pH do solo, origem da orientação técnica recebida e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6851Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, uso de agrotóxicos, sexo do produtor, condição do produtor em relação às terras, escolaridade do produtor e associação do produtor à cooperativa e/ou à entidade de classe2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6852Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, uso de agrotóxicos, origem da orientação técnica recebida, forma de obtenção de informações técnicas recebidas pelo estabelecimento, grupos de área de lavoura e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6853Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, uso de agricultura orgânica ou pecuária orgânica, sexo do produtor, classe de idade do produtor e condição do produtor em relação às terras2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6854Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, uso de agricultura orgânica ou pecuária orgânica, associação do produtor à cooperativa e/ou à entidade de classe, origem da orientação técnica recebida e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6855Número de estabelecimentos agropecuários que não utilizaram sistema de preparo do solo, Número de estabelecimentos agropecuários que utilizaram sistema de preparo do solo, Número de estabelecimentos agropecuários que utilizaram cultivo convencional, Número de estabelecimentos agropecuários que utilizaram cultivo mínimo, Número de estabelecimentos agropecuários que utilizaram plantio direto na palha e Área com plantio direto na palha, por tipologia, sexo do produtor, classe de idade do produtor e condição do produtor em relação às terras2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6856Número de estabelecimentos agropecuários que não utilizaram sistema de preparo do solo, Número de estabelecimentos agropecuários que utilizaram sistema de preparo do solo, Número de estabelecimentos agropecuários que utilizaram cultivo convencional, Número de estabelecimentos agropecuários que utilizaram cultivo mínimo, Número de estabelecimentos agropecuários que utilizaram plantio direto na palha e Área com plantio direto na palha, por tipologia, escolaridade do produtor, origem da orientação técnica recebida e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6857Número de estabelecimentos agropecuários com uso de irrigação e Área irrigada dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, método utilizado para irrigação, sexo do produtor, classe de idade do produtor e existência de energia elétrica2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6858Número de estabelecimentos agropecuários com uso de irrigação e Área irrigada dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, método utilizado para irrigação, condição do produtor em relação às terras, origem da orientação técnica recebida e grupos de atividade econômica2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6859Número de estabelecimentos agropecuários com uso de irrigação e Área irrigada dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, método utilizado para irrigação, grupos de área de lavoura e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6860Número de estabelecimentos agropecuários com recursos hídricos, por tipologia, tipo de recurso hídrico, sexo do produtor, classe de idade do produtor e condição do produtor em relação às terras2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6861Número de estabelecimentos agropecuários com recursos hídricos, por tipologia, tipo de recurso hídrico, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6866Número de estabelecimentos agropecuários com unidades armazenadoras, Número de unidades armazenadoras nos estabelecimentos agropecuários e Capacidade das unidades armazenadoras, por tipologia, tipo de unidade armazenadora, sexo do produtor e classe de idade do produtor2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6867Número de estabelecimentos agropecuários com unidades armazenadoras, Número de unidades armazenadoras nos estabelecimentos agropecuários e Capacidade das unidades armazenadoras, por tipologia, tipo de unidade armazenadora, condição do produtor em relação às terras e grupos de atividade econômica2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6868Número de estabelecimentos agropecuários, Número de unidades armazenadoras nos estabelecimentos agropecuários e Capacidade das unidades armazenadoras, por tipologia, tipo de unidade armazenadora, grupos de área de lavoura e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6869Número de estabelecimentos agropecuários com tratores e Número de tratores existentes nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, potência dos tratores, sexo do produtor e classe de idade do produtor2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6870Número de estabelecimentos agropecuários com tratores e Número de tratores existentes nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, potência dos tratores, condição do produtor em relação às terras e grupos de atividade econômica2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6871Número de estabelecimentos agropecuários com tratores e Número de tratores existentes nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, potência dos tratores, grupos de área de lavoura e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6872Número de estabelecimentos agropecuários e Número de tratores, implementos e máquinas existentes nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, tratores, implementos e máquinas existentes no estabelecimento agropecuário, sexo do produtor e classe de idade do produtor2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6873Número de estabelecimentos agropecuários e Número de tratores, implementos e máquinas existentes nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, tratores, implementos e máquinas existentes no estabelecimento agropecuário, condição do produtor em relação às terras e grupos de atividade econômica2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6874Número de estabelecimentos agropecuários e Número de tratores, implementos e máquinas existentes nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, tratores, implementos e máquinas existentes no estabelecimento agropecuário, grupos de área de lavoura e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6875Número de estabelecimentos agropecuários com veículos e Número de veículos existentes nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, veículos existentes no estabelecimento agropecuário, sexo do produtor e classe de idade do produtor2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6876Número de estabelecimentos agropecuários com veículos e Número de veículos existentes nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, veículos existentes no estabelecimento agropecuário, condição do produtor em relação às terras e grupos de atividade econômica2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6877Número de estabelecimentos agropecuários com veículos e Número de veículos existentes nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, veículos existentes no estabelecimento agropecuário, grupos de área de lavoura e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6878Número de estabelecimentos agropecuários e Área dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, grupos de atividade econômica, sexo do produtor, classe de idade do produtor e condição do produtor em relação às terras2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6879Número de estabelecimentos agropecuários e Área dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, grupos de atividade econômica, origem da orientação técnica recebida e classes de valor da produção2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6880Número de estabelecimentos agropecuários e Área dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, grupos de atividade econômica, tipo de prática agrícola e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6881Número de estabelecimentos agropecuários com área e Área dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, utilização das terras, condição do produtor em relação às terras, grupos de atividade econômica e origem da orientação técnica recebida2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6882Número de estabelecimentos agropecuários com área e Área dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, utilização das terras, classe de idade do produtor, cor ou raça do produtor e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6883Número de estabelecimentos agropecuários com área e Área dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, utilização das terras, sexo do produtor e grupos e classes de atividade2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI

Características dos Produtores:

NúmeroNomePeríodoTerritório
6753Número de estabelecimentos agropecuários e Área dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, condição legal das terras, condição do produtor em relação às terras e sexo do produtor2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6754Número de estabelecimentos agropecuários e Área dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, condição legal das terras, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6755Número de estabelecimentos agropecuários dirigidos pelo produtor, por tipologia, sexo do produtor, escolaridade do produtor, conclusão do curso que frequentou, cor ou raça do produtor e classe de idade do produtor2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6756Número de estabelecimentos agropecuários dirigidos pelo produtor, por tipologia, sexo do produtor, escolaridade do produtor, condição do produtor em relação às terras, direção dos trabalhos do estabelecimento agropecuário e origem da orientação técnica recebida2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6757Número de estabelecimentos agropecuários dirigidos por casais, por tipologia, sexo do cônjuge do produtor, escolaridade do cônjuge do produtor, conclusão do curso que frequentou, cor ou raça do cônjuge do produtor e classe de idade do cônjuge do produtor2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6758Número de estabelecimentos agropecuários dirigidos por casais, por tipologia, sexo do cônjuge do produtor, escolaridade do cônjuge do produtor, condição do produtor em relação às terras e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6759Número de estabelecimentos agropecuários dirigidos pelo produtor, por tipologia, cor ou raça do produtor, condição do produtor em relação às terras, grupos de atividade econômica, origem da orientação técnica recebida e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6760Número de estabelecimentos agropecuários dirigidos por casais, por tipologia, cor ou raça do cônjuge do produtor, condição do produtor em relação às terras, grupos de atividade econômica, origem da orientação técnica recebida e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6761Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, direção dos trabalhos do estabelecimento agropecuário, sexo da pessoa que dirige o estabelecimento (produtor ou administrador), condição do produtor em relação às terras e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6762Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, direção dos trabalhos do estabelecimento agropecuário, sexo da pessoa que dirige o estabelecimento (produtor ou administrador), finalidade principal da produção agropecuária do estabelecimento, renda obtida com as atividades desenvolvidas no estabelecimento e residência da pessoa que dirige o estabelecimento2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6768Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, direção dos trabalhos do estabelecimento agropecuário, sexo da pessoa que dirige o estabelecimento (produtor ou administrador), grupos de atividade econômica e classe de idade da pessoa que dirige o estabelecimento2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6769Número de estabelecimentos agropecuários e Área dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, condição do produtor em relação às terras e grupos e classes de atividade2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6770Número de estabelecimentos agropecuários e Área dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, condição legal do produtor, sexo do produtor e condição do produtor em relação às terras2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6771Número de estabelecimentos agropecuários e Área dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, condição legal do produtor, existência de CNPJ, produtor possui DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF) e direção dos trabalhos do estabelecimento agropecuário2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6772Número de estabelecimentos agropecuários e Área dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, condição legal do produtor, classe de idade do produtor e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6773Número de estabelecimentos agropecuários e Área dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, condição legal do produtor, residência da pessoa que dirige o estabelecimento, finalidade principal da produção agropecuária do estabelecimento, renda obtida com as atividades desenvolvidas no estabelecimento e associação do produtor à cooperativa e/ou à entidade de classe2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6774Número de estabelecimentos agropecuários com produtor proprietário, concessionário ou assentado sem titulação definitiva, por tipologia, forma de obtenção das terras, sexo do produtor, classe de idade do produtor, grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6775Número de estabelecimentos agropecuários dirigidos pelo produtor, por tipologia, sexo do produtor, classe de idade do produtor, condição do produtor em relação às terras e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6776Número de estabelecimentos agropecuários dirigidos pelo produtor, por tipologia, sexo do produtor, classe de idade do produtor, escolaridade do produtor e cor ou raça do produtor2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6777Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, residência da pessoa que dirige o estabelecimento, sexo da pessoa que dirige o estabelecimento (produtor ou administrador), condição legal do produtor e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI

Extração Vegetal:

Floricultura:

Horticultura:

Lavouras permanentes:

Lavouras temporárias:

Movimentação financeira:

NúmeroNomePeríodoTerritório
6895Número de estabelecimentos agropecuários que obtiveram financiamento, por tipologia, agente financeiro responsável pelo financiamento, condição do produtor em relação às terras, grupos de atividade econômica, recursos provenientes de programas governamentais de crédito e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6896Número de estabelecimentos agropecuários que obtiveram financiamento, por tipologia, finalidade do financiamento, condição do produtor em relação às terras, agente financeiro responsável pelo financiamento, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6897Número de estabelecimentos agropecuários com produção e Valor da produção dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, tipo de produção, condição do produtor em relação às terras e grupos de atividade econômica2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6898Número de estabelecimentos agropecuários com produção e Valor da produção dos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, tipo de produção, classes de valor da produção e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6899Número de estabelecimentos agropecuários que realizaram despesas e Valor das despesas realizadas pelos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, tipo de despesa, condição do produtor em relação às terras e grupos de atividade econômica2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6900Número de estabelecimentos agropecuários que realizaram despesas e Valor das despesas realizadas pelos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, tipo de despesa e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6901Número de estabelecimentos agropecuários que obtiveram receitas ou com outras rendas do produtor e Valor das receitas ou rendas obtidas pelos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, receitas do estabelecimento e outras rendas do produtor, condição do produtor em relação às terras e grupos de atividade econômica2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6902Número de estabelecimentos agropecuários que obtiveram receitas ou com outras rendas do produtor e Valor das receitas ou rendas obtidas pelos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, receitas do estabelecimento e outras rendas do produtor e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI

Pecuária:

NúmeroNomePeríodoTerritório
6906Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, controle de doenças e/ou parasitas, suplementação alimentar e beneficiamento, condição do produtor em relação às terras, origem da orientação técnica recebida e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6907Número de estabelecimentos agropecuários com efetivo da pecuária e Número de cabeças, por tipologia, espécie da pecuária e condição do produtor em relação às terras2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6908Número de estabelecimentos agropecuários com efetivo da pecuária e Número de cabeças, por tipologia, espécie da pecuária, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6910Número de estabelecimentos agropecuários com bovinos, Efetivos e Venda, por tipologia, condição do produtor em relação às terras, grupos de cabeças de bovinos e grupos de atividade econômica2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6911Número de estabelecimentos agropecuários com bovinos, Efetivos e Venda, por tipologia, grupos de área de pastagem e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6912Número de estabelecimentos agropecuários que produziram leite de vaca, Vacas ordenhadas nos estabelecimentos agropecuários, Quantidade produzida de leite de vaca, Valor da produção de leite de vaca, Número de estabelecimentos agropecuários que venderam leite de vaca cru, Quantidade vendida de leite de vaca cru e Valor da venda de leite de vaca cru, por tipologia, condição do produtor em relação às terras e grupos de cabeças de bovinos2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6913Número de estabelecimentos agropecuários que produziram leite de vaca, Vacas ordenhadas nos estabelecimentos agropecuários, Quantidade produzida de leite de vaca, Valor da produção de leite de vaca, Número de estabelecimentos agropecuários que venderam leite de vaca cru, Quantidade vendida de leite de vaca cru e Valor da venda de leite de vaca cru, por tipologia, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6918Número de estabelecimentos agropecuários com bubalinos, Efetivos, Venda e Produção de leite, por tipologia, condição do produtor em relação às terras, sexo do produtor e grupo de cabeças de bubalinos2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6919Número de estabelecimentos agropecuários com bubalinos, Efetivos, Venda e Produção de leite, por tipologia, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6920Número de estabelecimentos agropecuários com equinos, Número de cabeças de equinos nos estabelecimentos agropecuários, Número de estabelecimentos agropecuários que venderam equinos, Número de cabeças de equinos vendidas nos estabelecimentos agropecuários e Valor da venda de cabeças de equinos nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, condição do produtor em relação às terras e grupos de cabeças de equinos2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6921Número de estabelecimentos agropecuários com equinos, Número de cabeças de equinos nos estabelecimentos agropecuários, Número de estabelecimentos agropecuários que venderam equinos, Número de cabeças de equinos vendidas nos estabelecimentos agropecuários e Valor da venda de cabeças de equinos nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6922Número de estabelecimentos agropecuários com asininos, Número de cabeças de asininos nos estabelecimentos agropecuários, Número de estabelecimentos agropecuários que venderam asininos, Número de cabeças de asininos vendidas nos estabelecimentos agropecuários e Valor da venda de cabeças de asininos nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, condição do produtor em relação às terras e grupos de cabeças de asininos2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6923Número de estabelecimentos agropecuários com asininos, Número de cabeças de asininos nos estabelecimentos agropecuários, Número de estabelecimentos agropecuários que venderam asininos, Número de cabeças de asininos vendidas nos estabelecimentos agropecuários e Valor da venda de cabeças de asininos nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6924Número de estabelecimentos agropecuários com muares, Número de cabeças de muares nos estabelecimentos agropecuários, Número de estabelecimentos agropecuários que venderam muares, Número de cabeças de muares vendidas nos estabelecimentos agropecuários e Valor da venda de cabeças de muares nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, condição do produtor em relação às terras e grupos de cabeças de muares2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6925Número de estabelecimentos agropecuários com muares, Número de cabeças de muares nos estabelecimentos agropecuários, Número de estabelecimentos agropecuários que venderam muares, Número de cabeças de muares vendidas nos estabelecimentos agropecuários e Valor da venda de cabeças de muares nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6926Número de estabelecimentos agropecuários com suínos, Efetivos e Venda, por tipologia, condição do produtor em relação às terras e grupo de cabeças de suínos2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6927Número de estabelecimentos agropecuários com suínos, Efetivos e Venda, por tipologia, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6928Número de estabelecimentos agropecuários com caprinos, Efetivos, Venda e Produção de leite, por tipologia, condição do produtor em relação às terras e grupo de cabeças de caprinos2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6929Número de estabelecimentos agropecuários com caprinos, Efetivos, Venda e Produção de leite, por tipologia, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6930Número de estabelecimentos agropecuários com ovinos, Efetivos, Venda, Produção de lã e Produção de leite, por tipologia, condição do produtor em relação às terras e grupo de cabeças de ovinos2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6931Número de estabelecimentos agropecuários com ovinos, Efetivos, Venda, Produção de lã e Produção de leite, por tipologia, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6933Número de estabelecimentos agropecuários com codornas, Efetivos, Produção de ovos de codorna e Venda de ovos de codorna, por tipologia, condição do produtor em relação às terras, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6934Número de estabelecimentos agropecuários com coelhos, Número de cabeças de coelhos nos estabelecimentos agropecuários, Número de cabeças de coelhos vendidas nos estabelecimentos agropecuários e Valor da venda de cabeças de coelhos nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, condição do produtor em relação às terras, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6935Número de estabelecimentos agropecuários com apicultura e Venda de produtos, Total de caixas de abelha e Quantidade de mel e cera de abelha, geleia real, própolis e pólen vendidos, por tipologia, condição do produtor em relação às terras, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6936Número de estabelecimentos agropecuários com sericicultura, Produção e Venda de casulos de bicho-da-seda, por tipologia, condição do produtor em relação às terras, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6937Número de estabelecimentos agropecuários que venderam produtos da aquicultura, Quantidade vendida de produtos da aquicultura e Valor da venda de produtos da aquicultura, por tipologia, espécie criada na aquicultura, condição do produtor em relação às terras, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6938Número de estabelecimentos agropecuários com aquicultura, por tipologia, espécie criada na aquicultura, condição do produtor em relação às terras, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6939Número de estabelecimentos agropecuários com ranicultura, Quantidade vendida de carne de rãs e Valor da venda de carne de rãs, por tipologia, condição do produtor em relação às terras, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6940Número de estabelecimentos agropecuários com galinhas, galos, frangos, frangas e pintos, Efetivos, Venda, Produção de ovos e Venda de ovos, por tipologia, grupos de cabeças e condição do produtor em relação às terras2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6941Número de estabelecimentos agropecuários com galinhas, galos, frangos, frangas e pintos, Efetivos, Venda, Produção de ovos e Venda de ovos, por tipologia, grupos de cabeças e grupos de atividade econômica2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6942Número de estabelecimentos agropecuários com galinhas, galos, frangos, frangas e pintos, Efetivos, Venda, Produção de ovos e Venda de ovos, por tipologia, grupos de cabeças e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6943Número de estabelecimentos agropecuários com mais de 200 cabeças de galinhas, galos, frangos, frangas e pintos, Efetivos e composição do plantel na data de referência, por tipologia, condição do produtor em relação às terras e grupos de cabeças2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6944Número de estabelecimentos agropecuários com mais de 200 cabeças de galinhas, galos, frangos, frangas e pintos, Efetivos e composição do plantel na data de referência, por tipologia, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI

Pessoal ocupado:

NúmeroNomePeríodoTerritório
6884Número de estabelecimentos agropecuários com pessoal ocupado, Pessoal ocupado em estabelecimentos agropecuários, Número de estabelecimentos agropecuários com pessoal ocupado com laço de parentesco com o produtor e Pessoal ocupado em estabelecimentos agropecuários com laço de parentesco com o produtor, por tipologia, sexo, faixas de idade, condição do produtor em relação às terras e grupos de atividade econômica2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6885Número de estabelecimentos agropecuários com pessoal ocupado, total, com laço e sem laço de parentesco com o produtor e Pessoal ocupado em estabelecimentos agropecuários com laço e sem laço de parentesco com o produtor, total, permanentes, temporários e parceiros, por tipologia, sexo, faixas de idade e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6886Número de estabelecimentos agropecuários com pessoal ocupado sem laço de parentesco com o produtor e Pessoal ocupado em estabelecimentos agropecuários sem laço de parentesco com o produtor, total, permanentes, temporários e parceiros, por tipologia, sexo, faixas de idade, condição do produtor em relação às terras e grupos de pessoal ocupado2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6887Número de estabelecimentos agropecuários com pessoal ocupado e Pessoal ocupado em estabelecimentos agropecuários, por tipologia, tipo de pessoal ocupado e grupos e classes de atividade2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6888Número de estabelecimentos agropecuários e Pessoal ocupado em estabelecimentos agropecuários, por tipologia, tipo de pessoal ocupado, classes de dias trabalhados, condição do produtor em relação às terras e grupos de atividade econômica2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6889Número de estabelecimentos agropecuários e Pessoal ocupado em estabelecimentos agropecuários, por tipologia, tipo de pessoal ocupado, classes de dias trabalhados, sexo do produtor e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6890Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, tipo de intermediador, condição do produtor em relação às terras, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6891Número de estabelecimentos agropecuários, por tipologia, classes de dias de utilização da mão-de-obra com intermediação de empreiteiro, condição do produtor em relação às terras, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI

Silvicultura:

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA):

NúmeroNomePeríodoTerritório
6836Número de estabelecimentos agropecuários com espécies da silvicultura, Área total dos estabelecimentos agropecuários com espécies da silvicultura, Número de pés existentes nos estabelecimentos agropecuários e Área cortada de espécies da silvicultura, por espécies da silvicultura, associação do produtor à cooperativa e/ou à entidade de classe, condição legal do produtor e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6962Número de estabelecimentos agropecuários e Área dos estabelecimentos agropecuários, por produtor possui DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF), uso de calcário e/ou outros corretivos do pH do solo, telefone, e-mail e internet e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6963Número de estabelecimentos agropecuários com uso de irrigação e Pessoal ocupado em estabelecimentos agropecuários com uso de irrigação, por método utilizado para irrigação, escolaridade do produtor, classes de dias trabalhados e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6964Número de estabelecimentos agropecuários com uso de irrigação, por método utilizado para irrigação, escolaridade do produtor, existência de energia elétrica, tipo de intermediador e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6965Número de estabelecimentos agropecuários com lavoura temporária, Área total dos estabelecimentos agropecuários com lavoura temporária, Quantidade produzida nas lavouras temporárias e Área colhida nas lavouras temporárias, por produtos da lavoura temporária, origem da orientação técnica recebida e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6966Produção, Venda, Colheita, Área plantada e Efetivos das plantações da lavoura permanente nos estabelecimentos agropecuários, por produtos da lavoura permanente, origem da orientação técnica recebida e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6874Número de estabelecimentos agropecuários e Número de tratores, implementos e máquinas existentes nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, tratores, implementos e máquinas existentes no estabelecimento agropecuário, grupos de área de lavoura e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6877Número de estabelecimentos agropecuários com veículos e Número de veículos existentes nos estabelecimentos agropecuários, por tipologia, veículos existentes no estabelecimento agropecuário, grupos de área de lavoura e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6895Número de estabelecimentos agropecuários que obtiveram financiamento, por tipologia, agente financeiro responsável pelo financiamento, condição do produtor em relação às terras, grupos de atividade econômica, recursos provenientes de programas governamentais de crédito e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI
6896Número de estabelecimentos agropecuários que obtiveram financiamento, por tipologia, finalidade do financiamento, condição do produtor em relação às terras, agente financeiro responsável pelo financiamento, grupos de atividade econômica e grupos de área total2017BR, GR, UF, IN, IM, MU, SB, SU, ID, ME, MI