• Histórico
  • Quadros

Censo Demográfico

Censo Demográfico 2022

Quilombolas e indígenas, por sexo e idade, segundo recortes territoriais específicos - Resultados do Universo

Com o presente lançamento, o IBGE amplia o retrato oficial dos quilombolas e dos indígenas, trazendo, nesta oportunidade, desagregações por sexo e idade, além dos indicadores idade mediana, índice de envelhecimento e razão de sexo desses dois grupos populacionais.

O Censo Demográfico 2022 investigou pela primeira vez o pertencimento étnico-quilombola de pessoas residentes em localidades quilombolas, permitindo, com o lançamento desta publicação, conhecer pela primeira vez a estrutura etária e perfil de sexo das pessoas quilombolas residentes no País, em diferentes níveis geográficos e recortes territoriais.

Devido à magnitude da pesquisa, os resultados permitirão a exploração dessas informações nos seguintes níveis geográficos: Grandes Regiões, Unidades da Federação, Municípios, Amazônia Legal, Territórios Quilombolas oficialmente delimitados e Terras Indígenas oficialmente declaradas, homologadas, regularizadas ou encaminhadas como Terras Indígenas.

O conjunto das informações apresentadas nesta publicação, também acessível no portal do IBGE na Internet, são as primeiras estatísticas oficiais sobre a demografia da população quilombola na história do País, ao mesmo tempo em que atualizam o retrato demográfico dos povos indígenas residentes no território nacional.

As tabelas estão organizadas em quatro temas:

No âmbito da pesquisa Censo Demográfico 2022 definiu-se como quilombola a pessoa residente em localidades quilombolas que se declarou quilombola e como localidades quilombolas aquelas que compõem o conjunto dos Territórios Quilombolas oficialmente delimitados, dos agrupamentos quilombolas e das demais áreas de conhecida ou potencial ocupação quilombola.

O conjunto dos Territórios Quilombolas oficialmente delimitados é composto pelos territórios com alguma delimitação formal na data de referência da pesquisa – 31 de julho de 2022, conforme os cadastros do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e dos órgãos com competências fundiárias nos Estados e Municípios.

No âmbito desta pesquisa, definiu-se como indígena a pessoa residente em localidades indígenas que se declarou indígena pelo quesito de cor ou raça ou pelo quesito se considera indígena; ou a pessoa residente fora das localidades indígenas que se declarou indígena no quesito de cor ou raça. Foram consideradas localidades indígenas aquelas que compõem o conjunto das Terras Indígenas, dos agrupamentos indígenas e das demais áreas de conhecida ou potencial ocupação indígena. Para mais detalhes, consultar a documentação metodológica.

Para o Censo Demográfico 2022, o conjunto de Terras Indígenas é composto por aquelas declaradas, homologadas, regularizadas ou encaminhadas como Reservas Indígenas até 31 de julho de 2022, data de referência da pesquisa, conforme os dados da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – FUNAI. Para mais informações, consultar a documentação metodológica.

Para mais informações, consultar a documentação metodológica.

As informações presentes nessa publicação são referentes aos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022, no período de 1º de agosto de 2022 a 28 de maio de 2023, com a incorporação das revisões realizadas entre 29 maio e 07 de julho de 2023 (segunda apuração).

A seguir são apresentadas as tabelas agrupadas em temas.

População Quilombola

Territórios Quilombolas oficialmente delimitados

População Indígena

Terras Indígenas oficialmente declaradas, homologadas, regularizadas ou encaminhadas como Reservas Indígenas