• Histórico
  • Quadros

Contas Econômicas Ambientais

As Contas Econômicas Ambientais (CEA) são um sistema de medição e análise, representado por um conjunto de tabelas, que permite entender as interações entre o meio ambiente e a economia, apoiando o planejamento e a tomada de decisão para políticas públicas e empresariais. A metodologia da contabilidade econômica e ambiental vem sendo estabelecida pela Organização das Nações Unidas através do Sistema de Contas Econômicas Ambientais.

O manual proposto para as contas de ativos ambientais específicos intitula-se Marco Central (MC), que contabiliza os recursos naturais envolvidos na produção de bens e serviços, estabelecendo uma relação entre os recursos naturais utilizados e a renda gerada pelas diferentes atividades econômicas. A contabilidade ambiental permite uma visão clara e abrangente sobre os estoques de recursos naturais disponíveis e os seus fluxos entre setores da economia e entre regiões.

A contabilidade de ecossistemas é referenciada na metodologia do manual Experimental Ecosystem Accounting (EEA), cuja recomendação central de análise está no cruzamento de dados espaciais georreferenciados. A metodologia está sendo consolidada pela ONU e o IBGE iniciou os testes metodológicos para contabilidade de ecossistemas em 2017 através da participação no projeto global da ONU, financiado pela União Europeia, “Natural Capital Accounting & Valuation of Ecosystem Services” (NCAVES).