• Histórico
  • Quadros

Cadastro Central de Empresas - CEMPRE

Cadastro Central de Empresas - 2021

O Cadastro Central de Empresas - CEMPRE - é formado por empresas e outras organizações e suas respectivas unidades locais formalmente constituídas, registradas no CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Sua atualização ocorre anualmente, a partir das pesquisas econômicas anuais do IBGE, nas áreas de Indústria, Comércio, Construção e Serviços, e de registros administrativos, como a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS.

As informações disponíveis referem-se às empresas e às unidades locais que no ano de referência estavam ativas no Cadastro. Estão disponíveis as variáveis número de empresas, número de unidades locais, pessoal ocupado total, pessoal assalariado, salários e outras remunerações e salário médio mensal, que podem ser desagregadas nos diversos níveis da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, bem como em diferentes níveis geográficos - Grandes Regiões, Unidades de Federação e Municípios.

Até o ano de referência de 2006 as empresas e outras organizações eram classificadas segundo a versão 1.0 da CNAE. Em 2007, com o objetivo de manter a comparabilidade internacional, bem como de dotar o País com uma classificação de atividades econômicas atualizada com as mudanças no sistema produtivo das empresas, passou a vigorar a versão 2.0 da CNAE. Neste mesmo ano, também foi alterado o critério para seleção das unidades ativas que fazem parte do âmbito das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas. Essa modificação provocou uma redução de aproximadamente 25% no total de empresas e outras organizações do CEMPRE.
Para maiores informações sobre os critérios modificados, ver Notas Técnicas da publicação da Estatística do Cadastro Central de Empresas 2007.

CEMPRE - Tabelas

A partir de 2006 - CNAE 2.0 (série atual)
1996 a 2006 - CNAE 1.0