• Histórico
  • Quadros

Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - SNIPC

O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - SNIPC, consiste em uma combinação de processos destinados a produzir índices de preços ao consumidor. O objetivo é acompanhar a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias.

O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador, Curitiba e Vitória (apenas IPCA e INPC), além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju (os quatro últimos apenas IPCA e INPC). É a partir da agregação dos índices regionais referentes a uma mesma faixa de renda que se obtém o índice nacional.

Os índices mensais resultam, regra geral, da comparação dos preços vigentes nos 30 (trinta) dias do período de referência com os 30 (trinta) do período base. A coleta integral de preços se dá a cada período de 30 (trinta) dias que é segmentado, sem interrupção, em 4 (quatro) subperíodos. Cada um deles contém cerca de 7 (sete) dias com datas definidas através do Calendário Anual de Coleta do SNIPC.

Em um subperíodo efetua-se a coleta de uma quarta parte fixa de estabelecimentos. Desta forma, é possível extrair do sistema índices com períodos base e de referência de 30 (trinta) dias ao final de cada conjunto de quatro subperíodos.

Os índices podem ser obtidos para diversas populações-objetivo desde que estejam disponíveis as respectivas estruturas de ponderações correspondentes a famílias de diferentes faixas de rendimento mensal.

Do ponto de vista temporal, além dos índices mensais, podem ser calculadas as variações de preços ocorridas em 2 (dois) meses ou mais, a partir das séries históricas produzidas.

O sistema, na forma como é montado, possibilita várias alternativas de cálculo de índices, e é composto pelos índices abaixo descritos.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial – IPCA-E

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 - IPCA-15

Os índices de preços são calculados de forma contínua e sistemática para as áreas abrangidas pelo sistema.

A população-objetivo do INPC é referente a famílias residentes nas áreas urbanas das regiões de abrangência do SNIPC, com rendimentos de 1 (um) a 5 (cinco) salários mínimos, cuja pessoa de referência é assalariada; e a do IPCA, IPCA-E e IPCA-15 é referente a famílias residentes nas áreas urbanas das regiões de abrangência do SNIPC, com rendimentos de 1 (um) a 40 (quarenta) salários mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos.

Para cada região são utilizadas as informações das seguintes pesquisas básicas:

Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF

Realizada no período compreendido entre maio de 2008 e maio de 2009.

Forneceu as estruturas de ponderação das populações-objetivo para a série atual.

Realizada no período compreendido entre julho de 2002 e junho de 2003.

Forneceu as estruturas de ponderação das populações-objetivo para a série encerrada em dezembro de 2011 (IPCA/INPC) e janeiro de 2012 (IPCA-E e IPAC-15).

Realizada no período compreendido entre outubro de 1995 e setembro de 1996.

Forneceu as estruturas de ponderação das populações-objetivo para a série encerrada em junho de 2006 (IPCA/INPC) e julho de 2006 (IPCA-E e IPCA-15).

Pesquisa de Locais de Compra - PLC

Realizada no período de maio a junho de 1988. Forneceu o cadastro de informantes da pesquisa, cuja manutenção é contínua.

Pesquisa de Especificação de Produtos e Serviços - PEPS

Realizada na época de implantação de cada uma das regiões para todos os produtos e serviços constantes da estrutura de ponderações. Forneceu o cadastro de produtos e serviços pesquisado, que é permanentemente atualizado com o objetivo de acompanhar a dinâmica de mercado.

Principais variáveis investigadas e unidades de investigação

Os preços obtidos são os efetivamente cobrados ao consumidor, para pagamento à vista.

A Pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios e concessionárias de serviços públicos.

Abrangência Geográfica

Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador, Curitiba e Vitória (apenas IPCA e INPC), além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju (os quatro últimos apenas no IPCA e no INPC).

Periodicidade

INPC, IPCA e IPCA-15 - Mensal;

IPCA-E - Trimestral.

Metodologia

Os índices são calculados para cada região. A partir dos preços coletados mensalmente, obtém-se, na primeira etapa de síntese, as estimativas dos movimentos de preços referentes a cada produto pesquisado.

Tais estimativas são obtidas através do cálculo da média aritmética simples de preços dos locais da amostra do produto que, comparadas em dois meses consecutivos, resultam no relativo das médias.

Agregando-se os relativos dos produtos através da média geométrica é calculada a variação de preços de cada subitem, que se constitui na menor agregação do índice que possui ponderação explícita.

A partir daí é aplicada a fórmula Laspeyres, obtendo-se todos os demais níveis de agregação da estrutura: item, subgrupo, grupo e, por fim, o índice geral da região.

Os índices nacionais são calculados a partir dos resultados dos índices regionais, utilizando-se a média aritmética ponderada.

A variável de ponderação do INPC é a "população residente urbana" (POF 2008-2009) e a do IPCA, IPCAE e IPCA-15 é o "rendimento unitário mensal familiar disponível" (POF 2008-2009).

Época de coleta

O período de coleta do INPC e do IPCA estende-se, em geral, do dia 1º ao dia 30 do mês de referência.

Já o período de coleta do IPCAE e IPCA-15 estende-se, em geral, do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês de referência.

Tempo previsto entre coleta e divulgação

INPC, IPCA e IPCA-15 - Aproximadamente 8 (oito) dias úteis;

IPCAE - Até o penúltimo dia útil do trimestre.

Início da pesquisa
INPC e IPCA
Janeiro/1979 - Rio de Janeiro;
Junho/1979 - Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife;
Janeiro/1980 - São Paulo, Brasília e Belém;
Outubro/1980 - Fortaleza, Salvador e Curitiba;
Janeiro/1991 - Goiânia;
Janeiro/2014 - Campo Grande e Vitória;
Maio/2018 - Rio Branco, São Luís e Aracaju.

A série Brasil encontra-se disponível a partir de 1980.

IPCA-E
Dezembro/1991
IPCA-15
Maio/2000
Disponibilidade no SIDRA

Os dados do INPC e IPCA estão disponíveis no Banco de Dados Agregados do SIDRA a partir de julho de 1989, para as tabelas que englobam toda a estrutura de produtos (índice geral, grupos, subgrupos, itens e subitens). Desde então, houve 4 alterações de estrutura, o que faz com que existam 5 grupos de tabelas no banco - um para cada estrutura - para cada uma das pesquisas.

Apenas para o índice geral, os dados do IPCA estão disponíveis a partir de janeiro de 1980, somente a nível Brasil.

Já o índice geral do INPC está disponível a partir de abril de 1979, também a nível Brasil apenas.

Por sua vez, os dados do IPCA-15 estão disponíveis a partir de agosto de 2006.

Os dados do IPCA-E não estão disponíveis no Banco de Dados Agregados do SIDRA.

Para maiores informações consulte as páginas do IPCA, do INPC, do IPCA-15, e do IPCA-E.