• Histórico
  • Quadros

Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação - PSTI

Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação - 2009

As tecnologias da informação vêm assumindo um papel crescente nas economias modernas. Para conhecer e mensurar os produtos de serviços desse setor, o IBGE realizou a Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação 2009, fruto de uma parceria com a Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SOFTEX. A pesquisa abrangeu as empresas prestadoras de serviços de tecnologia da informação, não abarcando a produção de hardware pelo segmento industrial.

As tabelas dessa pesquisa destacam:

- os principais produtos ofertados pelas empresas prestadoras de serviços de tecnologia da informação com 20 ou mais pessoas ocupadas.

- as exportações de serviços segundo os países de destino.

- os principais segmentos da economia atendidos pelas empresas investigadas.

Os resultados encontram-se estratificados por porte segundo o valor de receita bruta, por diversificação de produtos e segundo a atividade principal das empresas.

Os dados da pesquisa permitem um maior conhecimento do setor, além de ampliar as possibilidades de análise de mercado, das características dos serviços ofertados, dos principais destinos de exportação e dos principais segmentos da economia atendidos pelas empresas de tecnologia da informação. Além disso, os resultados também servirão de apoio ao desenvolvimento de políticas do governo para o setor.