• Histórico
  • Quadros

Contas Econômicas Ambientais

Contas Econômicas Ambientais da Água - CEAA

Trata-se de um sistema de medição e análise, composto por um conjunto de tabelas, onde é possível obter dados sobre a interação entre o meio ambiente e a economia. Baseado no Sistema de Contas Econômicas Ambientais – SCEA (System of Environmental-Economic Accounting – SEEA), estabelecido pelas Nações Unidas, cujo objetivo é a integração dos dados econômicos, sociais e ambientais em uma estrutura estatística única, permitindo a comparabilidade temporal e entre os países. Essas estatísticas padronizadas podem auxiliar a gestão, o planejamento e a tomada de decisões em políticas públicas relacionadas aos recursos hídricos.

As Contas Ambientais da Água: Brasil, resultam da parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Agência Nacional de Águas (ANA). Foram elaboradas com base nas recomendações metodológicas contidas em um manual específico sobre esse recurso, o System of environmental-economic accounting for water, SEEA-Water.

Os seus resultados geram informações sobre os fluxos físicos e monetários da água, os seus estoques e indicadores derivados das Tabelas de Recursos e Usos Físicas – TRU Físicas, Tabelas de Recursos e Usos Híbridas – TRU Híbridas e Tabelas de Estoques, sendo apresentados sobre a ótica das cinco grandes regiões do Brasil, além dos agregados nacionais.

CEAA - Tabelas

Série atual
Série encerrada