• Histórico
  • Quadros

Pesquisa Nacional de Saúde - PNS

Pesquisa Nacional de Saúde

Seguindo as diretrizes de disseminação das pesquisas internas, o IBGE está alterando o formato de divulgação dos resultados da PNS. As tabelas, que anteriormente foram divulgadas em formato xls e ods serão substituídas, gradualmente, por análogas no Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA, conforme atualizações abaixo descritas:

14/12/2022: Inclusão no SIDRA e exclusão das tabelas xls e ods da PNS 2013 – Volume 1 – Percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas (Módulos N, P e Q).

11/07/2022: Inclusão no SIDRA e exclusão das tabelas xls e ods da PNS 2013 – Volume 2 – Características do domicílio e serviços domiciliares de saúde, cobertura de plano de saúde, uso de serviço de saúde, acidentes e violência e higiene e saúde bucal (Módulos A, B, I, J, O e U), e Volume 3 – Deficiência, idosos, crianças com menos de dois anos de idade, saúde da mulher, pré-natal e antropometria (Módulos G, K, L, R, S e W).

15/02/2022: Inclusão no SIDRA e exclusão das tabelas xls e ods da PNS 2019 – Volume 6 – Deficiência, idosos, crianças com menos de dois anos de idade, saúde da mulher, pré-natal e paternidade e pré-natal do parceiro (Módulos G, K, L, R, S e Z).

30/12/2021: Inclusão no SIDRA e exclusão das tabelas xls e ods da PNS 2019 – Volume 4 – Percepção do estado de saúde, estilos de vida (alimentação, atividade física, tabagismo e uso de álcool), doenças crônicas e higiene e saúde bucal (Módulos N, P, Q e U).

20/09/2021: Inclusão no SIDRA e exclusão das tabelas xls e ods da PNS 2019 – Volume 5 – Acidentes, violência, doenças transmissíveis, vida sexual e características do trabalho e apoio social (Módulos O, V, T, Y e M).

23/07/2021: Inclusão no SIDRA e exclusão das tabelas xls e ods da PNS 2019 – Volume 2 – Atenção primária à saúde e informações antropométricas (Módulos H e W).

02/07/2021: Inclusão no SIDRA e exclusão das tabelas xls e ods da PNS 2019 – Volume 1 – Informações sobre domicílio, acesso e utilização dos serviços de saúde (Módulos A, B, C, D, E, F, I e J).

04/09/2020: Retirado temporariamente o plano tabular da PNS 2013, que estava publicado no SIDRA. Alguns procedimentos estão sendo adotados de forma a permitir comparações entre os resultados das edições 2013 e 2019 da pesquisa.

Primeiramente, no que diz respeito à população, é necessária a reponderação das estimativas tendo em vista os pesos utilizados para a expansão da amostra da PNS 2013. Em 2018, o IBGE divulgou a revisão da Projeção da População das Unidades da Federação, por Sexo e Idade, para o período 2010-2060, pelo Método das Componentes Demográficas. Essa revisão foi utilizada no cálculo dos pesos amostrais da PNS 2019. De forma a garantir a comparabilidade dos resultados das duas edições da pesquisa, serão, portanto, recalculados os fatores de expansão da PNS 2013, os quais, inclusive, já se encontram disponíveis, na página da pesquisa, no portal do IBGE na Internet.

Em segundo lugar, com a mudança definitiva da duração do ensino fundamental, de 8 para 9 anos, deverão ser recalculados os indicadores de nível de instrução do plano tabular, utilizando uma nova variável derivada. Esta variável compatibiliza o sistema de ensino anterior com o atualmente em vigor, em que a duração do ensino fundamental passou a ser de 9 anos.

Por fim, para a atualização dos rendimentos coletados pela PNS 2013, é necessário deflacionar os indicadores de rendimentos nominais do plano tabular correspondentes àquele ano. Para tal, será utilizado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, que é parte integrante do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - SNIPC, do IBGE, e que contempla, atualmente, 13 Regiões Metropolitanas, duas Capitais e o Distrito Federal. Tendo em vista que a PNS é uma pesquisa de abrangência nacional, serão adotados procedimentos para a definição de índices de preços para todas as Unidades da Federação.

Destacamos que os microdados da PNS 2013, publicados na página da pesquisa, no portal do IBGE na Internet, estão atualizados e contêm: os pesos reponderados pela nova projeção populacional; a nova variável derivada de nível de instrução, que adequa a duração do ensino fundamental com 9 anos. Além disso, também estão disponíveis, dentro da página da pesquisa, no portal do IBGE na Intranet, os deflatores, obtidos a partir pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA e adequados à pesquisa.