Este estudo analisa alguns aspectos da dinâmica demográfica do segmento formal das empresas brasileiras, em particular, os movimentos de entrada, saída e sobrevivência dessas entidades no mercado, com base nas informações do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE.
O estudo traça um panorama geral dos movimentos demográficos das empresas no mercado, segundo o porte e atividade econômica, bem como sobre a mobilidade segundo o porte, tendo como base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0. São disponibilizadas também informações sobre as empresas de alto crescimento e um subconjunto dessas empresas com até 5 anos de idade denominadas "gazelas".
Os resultados da Demografia das Empresas oferecem valiosa contribuição aos órgãos governamentais e às instituições da sociedade civil para o desenvolvimento e o aprofundamento de outros projetos sobre o tema.
A partir da unificação das publicações da Demografia de Empresas e das Estatísticas de Empreendedorismo, realizada no ano de referência 2016, foram descontinuadas no SIDRA as estatísticas de "gazelas" segundo o antigo conceito de empresas com até 8 anos de idade.