• Histórico
  • Quadros

Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção - PSPP

Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção 2009

Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção, realizada pelo IBGE, em 2009, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade - ABAP, teve por objetivos conhecer e mensurar os principais serviços oferecidos pelas empresas do setor com 10 ou mais pessoas ocupadas, abarcando as seguintes atividades: agências de publicidade; agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação; atividades de publicidade não especificadas; atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos; artes cênicas, espetáculos e atividades complementares; e atividades esportivas não especificadas. Estruturada de modo a relacionar a receita bruta das empresas com os serviços vendidos ao mercado de anunciantes, a pesquisa permite entender como esses dois segmentos contribuem, em valores relativos, para o desenvolvimento do setor como um todo, bem como a importância das atividades mencionadas para o negócio.

Além de mensurar os principais produtos de serviços de publicidade e promoção e apresentar um quadro atualizado da potencialidade do mercado pela ótica da oferta, a pesquisa traz relevantes contribuições para o conhecimento desses produtos, contribuindo, ainda, para a construção de uma Classificação Nacional de Produtos para o setor de serviços, em desenvolvimento no IBGE.

As tabelas listadas abaixo divulgam os resultados desse levantamento. Nelas, são destacados os principais produtos e serviços ofertados pelas empresas, com destaque para as agências de publicidade, os tipos de campanhas publicitárias e os principais segmentos da economia atendidos pelas agências. Os resultados são estratificados por porte de pessoal ocupado, tipos de empresas, faixas de idade das agências de publicidade e características operacionais, e de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0.

O conjunto dessas estatísticas traz importantes subsídios para a compreensão do setor de publicidade e promoção no Brasil. Aos agentes privados, permite aprofundar as análises de mercado, conhecer em profundidade as características dos serviços ofertados, e os principais tipos de campanhas publicitárias e segmentos da economia atendidos pelas empresas, Aos agentes públicos, fornece subsídios para o desenvolvimento de políticas orientadas à melhoria do setor, em constante evolução.