• Histórico
  • Quadros

Censo Demográfico

Censo Demográfico 2022

Quilombolas - Primeiros Resultados do Universo

O Censo Demográfico 2022 investigou pela primeira vez o pertencimento étnico-quilombola de pessoas residentes em localidades quilombolas.

Com o lançamento desta publicação, o IBGE apresenta um conjunto inédito de informações básicas sobre os totais de pessoas quilombolas residentes no País, em diferentes níveis geográficos e recortes territoriais.

Devido à magnitude da pesquisa, os resultados permitirão a exploração dessas informações nos seguintes níveis geográficos: Grandes Regiões, Unidades da Federação, Municípios, Amazônia Legal e Territórios Quilombolas oficialmente delimitados.

O conjunto das informações apresentadas nesta publicação, também acessível no portal do IBGE na Internet, são as primeiras estatísticas oficiais sobre a população quilombola na história do País.

As tabelas que compõem a publicação estão organizadas em três temas:

No âmbito da pesquisa Censo Demográfico 2022 definiu-se como quilombola a pessoa residente em localidades quilombolas que se declarou quilombola e como localidades quilombolas aquelas que compõem o conjunto dos Territórios Quilombolas oficialmente delimitados, dos agrupamentos quilombolas e das demais áreas de conhecida ou potencial ocupação quilombola.

O conjunto dos Territórios Quilombolas oficialmente delimitados é composto pelos territórios com alguma delimitação formal na data de referência da pesquisa – 31 de julho de 2022, conforme os cadastros do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e dos órgãos com competências fundiárias nos Estados e Municípios.

Para mais informações, consultar a documentação metodológica.

As informações presentes nessa publicação são referentes aos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022, no período de 1º de agosto de 2022 a 28 de maio de 2023, com a incorporação das revisões realizadas entre 29 maio e 07 de julho de 2023 (segunda apuração).

A seguir são apresentadas as tabelas agrupadas em temas.

População Quilombola

Domicílios

Territórios Quilombolas