O Censo Demográfico é a mais complexa operação estatística realizada por um país, sobretudo quando ele tem dimensões continentais como o Brasil, com 8.515.692,27 km², distribuídos em um território heterogêneo, muitas vezes de difícil acesso, composto por 27 Unidades da Federação e 5.565 municípios e com uma população de 190.755.799 habitantes.
Os censos demográficos são pesquisas estatísticas cujo levantamento consiste na visita a todos os domicílios de um país e constituem a única fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios e em seus recortes territoriais internos - distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanos.
A coleta do Censo Demográfico 2010 foi realizada no período de 1º de agosto a 31 de outubro de 2010, e os recenseadores visitaram pouco mais de 67,5 milhões de domicílios, em que ao menos um morador forneceu informações sobre todos os moradores de cada residência.
Para alcançar os melhores padrões de qualidade no Censo 2010, o IBGE introduziu várias inovações gerenciais, metodológicas e tecnológicas, com destaque para a atualização da base territorial digital, a adoção do computador de mão equipado com GPS, para a coleta dos dados, e a introdução da internet como alternativa para preenchimento do questionário e a informatização dos cerca de 7 000 postos de coleta instalados pelo IBGE para gerenciar o Censo 2010 em todos os 5 565 municípios brasileiros.
Estas informações são imprescindíveis para a definição de importantes políticas públicas regionais, para a tomada de decisões de investimentos público e privado e contribuem para planejar adequadamente o uso sustentável dos recursos.
A Sinopse do Censo 2010 é divulgada através de um conjunto de informações desde o I Recenseamento Geral 1872, sobre evolução demográfica do País, dados populacionais por sexo e grupos de idade, média de moradores em domicílios particulares ocupados e número de domicílios recenseados, segundo a espécie e situação.
Ao longo dos próximos meses, o IBGE divulgará novas informações do Censo 2010 sobre a estrutura territorial do País, a malha dos setores censitários e novas informações sociais, econômicas, demográficas e domiciliares referentes aos dados do universo. Os resultados relativos à amostra do Censo 2010 serão divulgados a partir do final de 2011 e ao longo de 2012.
Mais dados sobre população podem ser obtidos na página da PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.