• Histórico
  • Quadros

Censo Demográfico

Censo Demográfico 2000

A primeira contagem da população do Brasil foi realizada em 1872, ainda durante o Império; mas foi a partir de 1890, já sob a República, que o Censo Demográfico se tornou decenal. O Brasil mantém um excelente retrospecto de levantamentos regulares e inovadores do Censo Demográfico, tendo sido, por exemplo, o primeiro País a incluir questões sobre fecundidade e um dos poucos da América Latina a pesquisar rendimento.

A coleta do Censo Demográfico de 2000 foi realizada no período de 1º de agosto a 30 de novembro de 2000, abrangendo 215 811 setores censitários, que constituíram as menores unidades territoriais da base operacional do censo. A operação censitária mobilizou mais de 200 mil pessoas, em pesquisa a 54 265 618 domicílios nos 5 507 municípios existentes no ano 2000, das 27 Unidades da Federação.

Os Resultados Preliminares do Censo Demográfico 2000 foram divulgados em dezembro de 2000, com a apresentação do total da população por sexo e situação do domicílio e a taxa geométrica de crescimento anual, segundo as grandes regiões, unidades da federação e municípios. Incluiu também dados comparativos com os recenseamentos realizados em 1980 e 1991 e com a Contagem de População, efetuada em 1996.

Em maio de 2001, foi publicada a Sinopse Preliminar do Censo Demográfico de 2000, que continha informações sobre a população e análises demográficas, ainda com dados preliminares, e os quantitativos de domicílios levantados durante a operação censitária, segundo a espécie e situação para todos os municípios do País. A fonte dos dados desta publicação teve origem na caderneta do setor, que espelhava o resumo da coleta em relação ao total de domicílios e pessoas (os dados definitivos foram apurados a partir dos questionários preenchidos nos domicílios). Assim, pequenas diferenças podem ocorrer, seja em função da transcrição manual das informações dos questionários para a folha de coleta e folha de domicílio coletivo, e daí para a caderneta, seja em função dos procedimentos de crítica eletrônica, usuais em pesquisas dessa natureza, aplicados na fase de apuração dos questionários.

Em dezembro de 2001, foram publicados os resultados definitivos do universo da pesquisa, através da publicação dos Resultados do Universo, que compreendem as características básicas da população, das pessoas responsáveis pelos domicílios e dos domicílios e seus respectivos moradores, que foram investigadas para a totalidade da população, relativas ao total do País, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios. O CD-ROM que acompanhava a publicação dos Resultados do Universo incluía também os dados desagregados para mesorregiões, microrregiões, regiões metropolitanas, distritos, subdistritos e bairros, para as cidades que têm delimitação legal de bairro.

Dando prosseguimento à divulgação do Censo Demográfico de 2000, apresentou-se os resultados preliminares da amostra do Censo através da publicação Tabulação Avançada do Censo Demográfico de 2000.

O objetivo da Tabulação Avançada era fornecer, antecipadamente à divulgação dos resultados da amostra do Censo, estimativas para um conjunto de tabelas com variáveis do questionário da amostra para o total do País, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Para isso, foi retirada uma subamostra da amostra do Censo Demográfico de 2000, constituída por uma amostra de setores censitários, com os respectivos domicílios e pessoas neles pesquisados, que preencheram o questionário da amostra, cujas informações ainda não tinham sido submetidas a todos os processos de crítica eletrônica.

Portanto, a Tabulação Avançada continha resultados preliminares da amostra do Censo Demográfico de 2000, que estavam sujeitos a alterações quando da versão definitiva.

Encontram-se disponíveis no Banco de Dados Agregados do SIDRA os dados definitivos tabulados da Amostra do Censo Demográfico de 2000, compondo os Primeiros Resultados, o tema Características Gerais da População, o tema Migração e Deslocamento, o tema Famílias e Domicílios, o tema Nupcialidade e Fecundidade, o tema Trabalho e Rendimento e o tema Educação.

Mais dados sobre população podem ser obtidos na página da PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.