• Histórico
  • Quadros

Censo Demográfico

Censo Demográfico 2022

O Censo Demográfico é a mais complexa operação estatística realizada por um país, sobretudo quando ele tem dimensões continentais como o Brasil, com 8.510.417,771 km², distribuídos em um território heterogêneo, muitas vezes de difícil acesso, composto por 26 Estados, 5.568 municípios, além do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, e com uma população de 203.080.756 habitantes.

Os censos demográficos são pesquisas estatísticas cujo levantamento consiste na visita a todos os domicílios de um país e constituem a única fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios e em seus recortes territoriais internos - distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanos.

A coleta e apuração do Censo Demográfico 2022 foram realizadas no período de 1º de agosto de 2022 a 28 de maio de 2023, com a incorporação das revisões realizadas entre 29 maio e 07 de julho de 2023 (segunda apuração). Os recenseadores visitaram pouco mais de 90,7 milhões de unidades domiciliares, estando 72,4 milhões destes domicílios ocupados na data de referência.

Para alcançar os melhores padrões de qualidade no Censo Demográfico 2022, o IBGE introduziu diversas inovações gerenciais, metodológicas e tecnológicas, com destaque para a atualização da base territorial digital; a atualização do computador de mão equipado com GPS, adotado em 2010 para a coleta dos dados; a atualização do sistema de questionário via internet como alternativa para preenchimento, bem como a implementação da modalidade de coleta por telefone; e a informatização dos mais de 6.000 postos de coleta instalados pelo IBGE para gerenciar o Censo Demográfico 2022 em todos os 5.568 municípios brasileiros em tempo real, além do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha.

As informações coletadas pelo Censo Demográfico são imprescindíveis para a definição de importantes políticas públicas regionais, para a tomada de decisões de investimentos público e privado e contribuem para planejar adequadamente o uso sustentável dos recursos.

Ao longo dos próximos meses, o IBGE divulgará novas informações do Censo Demográfico 2022 sobre a estrutura territorial do País, a malha dos setores censitários e novas informações sociais, econômicas, demográficas e domiciliares em momento oportuno.

Mais dados sobre população podem ser obtidos na página da PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.