• Histórico
  • Quadros

Censo Demográfico

Censo Demográfico 2022

Indígenas - Primeiros Resultados do Universo

Desde 1991, os povos indígenas do país passaram a ser sistematicamente investigados pelo IBGE, nos censos demográficos, com base na identificação dos respondentes que se classificam como “indígena” na pergunta sobre “cor ou raça", que a partir do Censo Demográfico de 2010 passou a constar do questionário do Universo.

Desde então, o IBGE tem se destacado como o único órgão a produzir estatísticas oficiais sobre os povos indígenas. Os dados do instituto vêm sendo utilizados como referência por todos os setores da sociedade que têm interesse na temática indígena: órgãos públicos, sociedade civil, academia e mercado. Esses dados se constituem ainda no denominador de vários indicadores produzidos por outros órgãos, a partir de registros administrativos, e são utilizados pela CEPAL e pela ONU para comparações internacionais de dados sobre povos indígenas.

O Censo Demográfico 2022 se caracteriza por inovações na metodologia de recenseamento junto aos povos indígenas e nesta publicação são apresentados os primeiros resultados desse retrato atualizado das estatísticas oficiais sobre a população indígena residente no Brasil, com um conjunto de informações básicas sobre os totais de pessoas indígenas no País, assim como informações sobre domicílios com pelo menos um morador indígena, em diferentes níveis geográficos e recortes territoriais.

Devido à magnitude da pesquisa, os resultados permitirão a exploração dessas informações nos seguintes níveis geográficos: Grandes Regiões, Unidades da Federação, Municípios, Amazônia Legal e Terras Indígenas.

O conjunto das informações apresentadas nesta publicação, também acessível no portal do IBGE na Internet, atualiza o retrato dos povos indígenas residentes no Brasil.

As tabelas que compõem a publicação estão organizadas em três temas:

No âmbito da pesquisa Censo Demográfico 2022, definiu-se como indígena a pessoa residente em localidades indígenas que se declarou indígena pelo quesito de cor ou raça ou pelo quesito se considera indígena; ou a pessoa residente fora das localidades indígenas que se declarou indígena no quesito de cor ou raça. Foram consideradas localidades indígenas aquelas que compõem o conjunto das Terras Indígenas, dos agrupamentos indígenas e das demais áreas de conhecida ou potencial ocupação indígena. Para mais detalhes, consultar a documentação metodológica.

O conjunto de Terras Indígenas Oficialmente Delimitadas é composto pelas declaradas, homologadas, regularizadas ou encaminhadas como Reservas Indígenas até 31 de julho de 2022, data de referência da pesquisa, conforme os dados da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – FUNAI. Para mais informações, consultar a documentação metodológica.

Para mais informações, consultar a documentação metodológica.

As informações presentes nessa publicação são referentes aos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022, no período de 1º de agosto de 2022 a 28 de maio de 2023, com a incorporação das revisões realizadas entre 29 maio e 07 de julho de 2023 (segunda apuração).

A seguir são apresentadas as tabelas agrupadas em temas.

População Indígena

Domicílios

Terras Indígenas oficialmente declaradas, homologadas, regularizadas e encaminhadas como Terras Indígenas