• Histórico
  • Quadros

Censo Demográfico

Contagem da População 1996

O IBGE realizou no ano de 1996 a Contagem Nacional da População para todo o território nacional. Desde a década de 80 havia um pleito mais ou menos generalizado entre as instituições e pessoas interessadas, no sentido do IBGE realizar, ao meio de cada década, uma contagem de população, ou um minicenso. Tais solicitações não foram atendidas na década de 80. Contudo, com a Constituição de 1988, criaram-se os instrumentos e mecanismos legais que reforçaram a posição tributária e administrativa dos municípios na vida nacional e, em decorrência, solidificou-se a tendência à descentralização política e administrativa no País.

Nesse contexto, as administrações municipais viram-se crescentemente necessitadas de informações e estatísticas demográficas e sócio-econômicas, com vistas à implantação de programas ou projetos de natureza pública. Além disso, a obrigação legal do IBGE em fornecer anualmente as estimativas municipais de população como requisito para a classificação e distribuição dos Fundos de Participação Municipal (FPM) gerou novas demandas e contestações por parte das administrações municipais e de setores interessados em geral na sociedade.

Assim sendo, considerando ainda a grande criação de novos municípios no período em curso, o IBGE julgou que a necessidade de contagem populacional no meio da década de 90 passava a ser uma questão prioritária. De fato, a cada ano em que se distanciava do ano de 1991 (data do último Censo), as estimativas iam tornando-se mais frágeis, tendo em vista a diversificada dinâmica demográfica municipal no Brasil. As demandas de estimativas populacionais municipais desagregadas por sexo e idade vão crescentemente ocupando posição de destaque nas solicitações dos setores públicos ligadas à saúde, educação, proteção e assistência social. A população é ainda o denominador básico para o cálculo de índices e taxas que compõem os sistemas de indicadores indispensáveis à realização de programas públicos de natureza social nos municípios

Os resultados da Contagem da População 1996 apresentaram um efetivo populacional atualizado a nível municipal, que serviu de base coerente para as estimativas até o final da década, além de permitir uma melhor compreensão dos processos ligados à dinâmica populacional no conjunto dos Municípios, Unidades Federativas e Regiões do Brasil.

Estão disponíveis no Banco de Dados Agregados do SIDRA, um total de 15 tabelas selecionadas.

Mais dados sobre população podem ser obtidos na página da PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.