As informações desta divulgação trazem os resultados de nupcialidade e família, contribuindo para um retrato mais detalhado da população brasileira. Esses temas estão interligados, pois as relações conjugais representam uma das formas de constituição do núcleo familiar. As inter-relações entre esses aspectos exercem influência direta sobre as três principais componentes da dinâmica demográfica (fecundidade, mortalidade e migração) em determinada região.
A nupcialidade abrange informações sobre o estado conjugal e a natureza da união das pessoas de 10 anos ou mais de idade, desagregadas por sexo, idade, cor ou raça, nível de instrução, religião e rendimento per capita. Quanto à família, os dados são detalhados a partir da sua formação de acordo com as relações de cada pessoa com a indicada como responsável e demais relações de parentesco, caracterizando-as conforme sua condição de família única ou convivente; número de pessoas na família; tipo de composição familiar; características da pessoa responsável pela família e seus integrantes, compreendendo sexo, idade, cor ou raça, nível de instrução e rendimento per capita; e presença ou não de cônjuge e de filhos.
Em função das especificidades, da variedade e da complexidade da configuração das relações de parentesco e nupcialidade nas etnias indígenas brasileiras, optou-se por restringir os resultados ora divulgados à população residente fora de Terras Indígenas. Dessa forma, os dados sobre a população indígena residente dentro desses territórios, relativamente aos dois temas tratados, serão explorados oportunamente, em volume específico.
Os dados disponibilizados são resultados preliminares da amostra, estimados a partir de áreas de ponderação preliminares, e contemplam os recortes Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Municípios e outros níveis compostos a partir de municípios.
O conjunto de informações divulgados, também acessível no portal do IBGE na Internet e no canal Panorama Censo 2022, apresentam as informações referentes aos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022, no período de 1º de agosto de 2022 a 28 de maio de 2023, com a incorporação das revisões realizadas entre 29 maio a 07 de julho de 2023.
A seguir são apresentadas as tabelas.