Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual - PNADC/A
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Divulgações estruturais e especiais
OBJETIVO
A PNAD Contínua visa a produzir indicadores para acompanhar as flutuações trimestrais e a evolução, a médio e longo prazos, da força de trabalho e outras informações necessárias para o estudo e desenvolvimento socioeconômico do País.
RECOMENDAÇÕES INTERNACIONAIS
A PNAD Contínua incorpora em sua metodologia atualizações conceituais referentes ao tema trabalho, com base nas recomendações internacionais vigentes no momento da concepção da pesquisa, nas discussões preparatórias para a 19ª Conferência Internacional de Estatísticos do Trabalho - CIET, da OIT, e finalmente nas recomendações adotadas por esta Conferência, em outubro de 2013, sobre trabalho, ocupação e subutilização da força de trabalho. Cabe destacar que, durante o desenvolvimento da pesquisa, o IBGE contou com a assistência técnica da OIT.
PARTE DO SISTEMA INTEGRADO DE PESQUISAS DOMICILIARES DO IBGE
A PNAD Contínua é parte do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares - SIPD, que se constitui em um modelo de produção de pesquisas amostrais domiciliares no qual o planejamento, a execução, a análise e a disseminação dos resultados das diversas pesquisas são conduzidos de forma coordenada, facilitando o atendimento de novas demandas, bem como otimizando os recursos a serem utilizados. Destaca-se, entre outros aspectos, que a amostra de cada uma das pesquisas desse sistema corresponderá a uma parte ou à integralidade de uma amostra mestra, e os conceitos e os processos serão harmonizados entre elas.
Com a implantação desse sistema o IBGE iniciou uma importante etapa de aprimoramento no seu sistema de pesquisas domiciliares, que propicia maior eficácia diante de frequentes demandas por informações sobre as condições socioeconômicas e demográficas da população do País.
ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA
A abrangência geográfica da PNAD Contínua corresponde a todo o território nacional, excluídas áreas com características especiais.
s áreas com características especiais são aquelas classificadas na Base Operacional Geográfica do IBGE como setores de: aldeias indígenas, quartéis, bases militares, alojamentos, acampamentos, embarcações, barcos, navios, penitenciárias, colônias penais, presídios, cadeias, asilos, orfanatos, conventos, hospitais e agrovilas de projetos de assentamentos rurais, e também os setores censitários localizados em terras indígenas.
POPULAÇÃO ALVO
É a população constituída por todas as pessoas moradoras em domicílios particulares permanentes da área de abrangência da pesquisa.
ESQUEMA DE ROTAÇÃO DA AMOSTRA DE DOMICÍLIOS
A PNAD Contínua é realizada através de um painel rotacional, de forma que os domicílios selecionados para a amostra são pesquisados uma vez por trimestre, durante 5 trimestres consecutivos.
PERIODICIDADE DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
A PNAD Contínua produz informações Conjunturais, Estruturais e Especiais.
As divulgações Estruturais e Especiais acontecem fora do âmbito conjuntural. Sua abrangência de divulgação e periodicidade são definidas de acordo com os interesses da temática que está sendo disponibilizada.
ESTATÍSTICAS EXPERIMENTAIS
Os temas marcados com esse símbolo são estatísticas classificadas como experimentais e devem ser usadas com cautela, pois são estatísticas novas que ainda estão em fase de teste e sob avaliação. Elas são desenvolvidas e publicadas visando envolver os usuários e partes interessadas para avaliação de sua relevância e qualidade.
A seguir são listadas as tabelas, organizadas em temas (em breve, outros indicadores serão disponibilizados no SIDRA):